Play Your Process – Uma Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio

CLASSE, TADEU MOREIRA DE ; SIQUEIRA, SEAN WOLFGAND MATSUI ; ARAUJO, RENATA MENDES DE ; XEXÉO, GERALDO BONORINO . Play Your Process – Uma Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2020, Brasil. Anais Estendidos do XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (Anais Estendidos do SBSI 2020). p. 142-157. doi: 10.5753/sbsi.2020.13136


Play Your Process – Uma Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio

Autores

Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
Renata Mendes de Araujo (UPM)
Geraldo Bonorino Xexéo (UFRJ)

Resumo

Atualmente as organizações são desafiadas na tentativa de fazer com que seus clientes se aproximem e possam contribuir na inovação e melhoria de seus processos de negócio. Neste contexto, percebeu-se que estas melhorias passam pela compreensão dos processos pelos clientes tornando-os aptos a contribuir. Esta pesquisa explorou o design de jogos digitais como alternativa atrativa para que as pessoas possam compreender como um processo de negócio de prestação de serviço é executado. Através da Design Science Research Methodology (DSRM) o método Play Your Process (PYP) foi concebido, tendo como objetivo guiar o game designer na construção destes jogos. Com o método PYP foi possível desenvolver e demonstrar os jogos digitais baseados em processos de negócio em diferentes contextos, sendo estes, avaliados com o público (cidadãos) quanto a sua qualidade e a ferramenta para promover a compreensão do processo de negócio (serviço). Assim, o método usa modelo de processos de negócio como base para a criação do jogo, e ao mesmo tempo o jogo digital busca representar o modelo de processo de negócio para a compreensão do jogador. O método PYP demonstrou ser útil para isso, ao fornecer suporte ao projeto de jogos digitais baseados em processos de negócio.

Palavras-chave:

Processo organizacional, Design Science Research, Jogos Digitais

 

doi: 10.5753/sbsi.2020.13136