CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. . Ludificando os Fundamentos de Computação Através de Aprendizagem Ativa. In: XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, 2020, Evento Online. Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 116-120. doi: 10.5753/wei.2020.11141
Ludificando os Fundamentos de Computação Através de Aprendizagem Ativa
Autores
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Ronney Moreira Castro (UNIRIO)
Resumo
Existe um grande número de reprovações e evasão em disciplinas iniciais de cursos da área de computação. Diante disso, a aprendizagem ativa surge com estratégia na tentativa de motivar e engajar os alunos tornando-os ativos no processo de aprendizagem. Este trabalho relata o uso de jogos educacionais, ludificando uma disciplina básica de computação, buscando melhorar a aprovação dos alunos. Durante 4 períodos, foram coletados dados dos estudantes sobre as práticas usadas na disciplina. Através da análise dos dados foi possível observar uma melhoria no aprendizado e na satisfação dos estudantes. Desta maneira, percebeu-se que as técnicas de aprendizagem ativa utilizadas contribuíram para a melhora e motivação dos alunos.
Palavras-chave:
Aprendizagem Ativa, Jogos educacionais, Fundamentos de Computação, Melhoria de aprendizado