Captura da Aceitação do Blackboard e do Tipo de Motivação de Alunos de Cursos Presenciais de Ciências Exatas em uma Universidade Privada

OLIVEIRA, N. J. S. ; PROCACI, T. B. ; SIQUEIRA, S. W. M. . Captura da Aceitação do Blackboard e do Tipo de Motivação de Alunos de Cursos Presenciais de Ciências Exatas em uma Universidade Privada. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 28, p. 229-259, 2020. doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.229


Captura da Aceitação do Blackboard e do Tipo de Motivação de Alunos de Cursos Presenciais de Ciências Exatas em uma Universidade Privada

Autores

Natália J. S. de Oliveira (UNIRIO)
Thiago B. Procaci (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)

 

Resumo

A motivação tem sido objeto de estudo em diversas áreas de conhecimento. No que diz respeito a aceitação e uso de tecnologias, a motivação pode ser considerada um fator crucial, influenciando diretamente na decisão do usuário em utilizar ou não um sistema de informação. Embora existam modelos propostos com o intuito de compreender a aceitação e o uso de tecnologias, seus aspectos motivacionais não são totalmente explorados. O objetivo deste trabalho é identificar o tipo de motivação e os fatores que levam à aceitação e uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), permitindo assim que a instituição desenvolva estratégias de intervenção. Para isto, foi proposto um questionário baseado no Modelo TAM3 (Technology Acceptance Model 3) e na Teoria da Autodeterminação. O questionário foi aplicado com alunos de cursos presenciais de Ciências Exatas de uma universidade privada que utiliza o Blackboard como AVA. Os resultados revelam que os alunos estão satisfeitos com os recursos educacionais e técnicos disponíveis para o uso do AVA e com sua aplicabilidade em sua área de conhecimento. Além disso, acreditam que a utilização do AVA melhora o seu desempenho na realização de suas atividades. Em relação à motivação, os resultados confirmam que os alunos se encontram mais motivados extrinsecamente do que intrinsecamente, ou seja, utilizam o AVA por obrigação e não por prazer ou vontade própria.

Palavras-chave:

Motivação, Blackboard, Aceitação e Uso de Tecnologia, Modelo TAM3, Teoria da Autodeterminação

 

doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.229