CASTRO, RONNEY MOREIRA DE ; SIQUEIRA, SEAN. Técnicas Alternativas de Ensino (Aprendizagem Ativa) para Disciplinas da Computação: Um Mapeamento Sistemático no Contexto Brasil. In: XXV Workshop de Informática na Escola, 2019, Brasília. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019). Porto Alegre: Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação – SBC), 2019. v. 25. p. 1409-1413. doi: 10.5753/cbie.wie.2019.1409
Técnicas Alternativas de Ensino (Aprendizagem Ativa) para Disciplinas da Computação: Um Mapeamento Sistemático no Contexto Brasil
Autores
Ronney Moreira de Castro (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre técnicas alternativas (de aprendizagem ativa) utilizadas no ensino de disciplinas da área da Computação. O foco da investigação foi restrito ao contexto brasileiro e foi realizado através de um mapeamento sistemático da literatura. Os trabalhos encontrados foram classificados com base em categorias de técnicas de Aprendizagem Ativa e de disciplinas da área de Computação, conforme os referenciais de formação. Como resultado, foi observada uma concentração em técnicas relacionadas à interação tecnológica e em disciplinas de algoritmos e técnicas de programação.
Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Computação, Mapeamento sistemático, Algoritmos, Técnicas de Programação
doi: 10.5753/cbie.wie.2019.1409