Avaliação de Motivação e Aceitação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Um Estudo Baseado no Tam3 e na Teoria da Autodeterminação

OLIVEIRA, NATALIA JOANA SILVA DE. Avaliação de Motivação e Aceitação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um Estudo Baseado no TAM3 e na Teoria da Autodeterminação´ 29/08/2019. Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: UNIRIO
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Dissertação de Mestrado

Avaliação de Motivação e Aceitação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Um Estudo Baseado no Tam3 e na Teoria da Autodeterminação

 

Autor

Natália Joana Silva de Oliveira (UNIRIO)

 

Resumo

A motivação pode influenciar diretamente na decisão do usuário em utilizar ou não um sistema de informação. Há diversos modelos para avaliar a aceitação e o uso de tecnologias, mas aspectos motivacionais não são totalmente explorados. O objetivo desta dissertação é identificar os fatores e o tipo de motivação que influenciam a aceitação e uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) utilizados nos cursos de graduação e de extensão das modalidades presencial, semipresencial e totalmente a distância. Um survey baseado no Modelo TAM3 (Technology Acceptance Model 3) e na Teoria da Autodeterminação (SDT-Self-Determination Theory) foi desenvolvido e aplicado a alunos de graduação de uma universidade privada e de extensão de um consórcio com sete universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Os alunos da universidade privada se mantiveram neutros para a maioria dos quesitos do TAM3, mostrando-se satisfeitos apenas com os resultados do uso AVA, com sua capacidade de realizar tarefas sem ajuda e com os recursos técnico-organizacionais existentes para apoiar o uso do AVA. Além disso, alegaram que utilizariam o AVA no futuro. Por outro lado, os alunos do consórcio de universidades públicas concordaram com a maioria dos quesitos avaliados pelo TAM3. Análises de confiabilidade utilizando o alfa de Cronbach mostraram resultado satisfatório, indicando que as questões referentes aos constructos que compõem o TAM3 possuem um alto grau de consistência interna. Através da SDT, foi possível identificar o tipo de motivação dos alunos em relação ao AVA. Os alunos de graduação da universidade privada se encontram mais motivados extrinsecamente e com um índice mediano de desmotivação, enquanto os alunos de extensão do consórcio de universidades públicas possuem alto índice de motivação intrínseca e baixo índice de desmotivação.

Palavras-chave:

Motivação, Modelo TAM3, Teoria da Autodeterminação, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

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