Datas Importantes
Submissão de artigos: até 30/09/2019
Divulgação dos resultados: até 16/10/2019
Envio da versão final: até 28/10/2019
Inscrição de pelo menos um dos autores: até 28/10/2019
Busca como um Processo de Aprendizagem
Pesquisar por informações na Web tornou-se prática comum e um artifício potencialmente rico tanto para a aprendizagem formal, quanto para a aprendizagem informal. Em cenários educacionais formais, os professores e alunos buscam por materiais educacionais (ex.: objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos) para uso em aulas, para realizar tarefas ou tirar dúvidas. Em cenários informais, a busca é usada para esclarecer as mais variadas dúvidas, apoiando a construção de conhecimento dos aprendizes em diferentes domínios nos quais eles têm interesse ou uma necessidade de informação. Isto envolve tanto o uso de ferramentas de busca especializadas (como a Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Portal de Periódicos da CAPES), quanto de uso geral (como o Google e Bing). Também é possível utilizar diferentes tipos de comunidades para buscar informações de interesse, como as comunidades de perguntas e resposta (ex.: StackExchange e Quora). Durante o processo de busca, que envolve interação entre o usuário e a informação ao longo de várias etapas, o usuário, para além de localizar a informação, se envolve em um processo de aprendizagem e descoberta [Marchionini 2006] [Rieh et al. 2016].
Na área de busca como processo de aprendizagem, há um grande desafio, tanto técnico quanto comportamental, em partir da necessidade de informação do usuário e conectar os fluxos de conhecimento apropriados. Para isto, é necessário entender como a perícia na busca, as particularidades do domínio do conhecimento buscado (em especial os termos específicos e referências próprias), a escolha e execução de tarefas de busca, o modo de gerar e disponibilizar dados online e o impacto destes tópicos na maneira como uma ferramenta de busca indexa e disponibiliza esses dados de modo a estimular o processo de aprendizagem.