Chamada de artigos: 1º Workshop Brasileiro de Busca como um Processo de Aprendizagem (WBPA 2019)

1º Workshop Brasileiro de Busca como um Processo de Aprendizagem 
(WBPA 2019)
um workshop do
VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019)
Brasília, DF, Brasil
11 a 14 de Novembro de 2019

Datas Importantes
Submissão de artigos: até 30/09/2019
Divulgação dos resultados: até 16/10/2019
Envio da versão final: até 28/10/2019
Inscrição de pelo menos um dos autores: até 28/10/2019

Busca como um Processo de Aprendizagem
Pesquisar por informações na Web tornou-se prática comum e um artifício potencialmente rico tanto para a aprendizagem formal, quanto para a aprendizagem informal. Em cenários educacionais formais, os professores e alunos buscam por materiais educacionais (ex.: objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos) para uso em aulas, para realizar tarefas ou tirar dúvidas. Em cenários informais, a busca é usada para esclarecer as mais variadas dúvidas, apoiando a construção de conhecimento dos aprendizes em diferentes domínios nos quais eles têm interesse ou uma necessidade de informação. Isto envolve tanto o uso de ferramentas de busca especializadas (como a Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Portal de Periódicos da CAPES), quanto de uso geral (como o Google e Bing). Também é possível utilizar diferentes tipos de comunidades para buscar informações de interesse, como as comunidades de perguntas e resposta (ex.: StackExchange e Quora). Durante o processo de busca, que envolve interação entre o usuário e a informação ao longo de várias etapas, o usuário, para além de localizar a informação, se envolve em um processo de aprendizagem e descoberta [Marchionini 2006] [Rieh et al. 2016].

Na área de busca como processo de aprendizagem, há um grande desafio, tanto técnico quanto comportamental, em partir da necessidade de informação do usuário e conectar os fluxos de conhecimento apropriados. Para isto, é necessário entender como a perícia na busca, as particularidades do domínio do conhecimento buscado (em especial os termos específicos e referências próprias), a escolha e execução de tarefas de busca, o modo de gerar e disponibilizar dados online e o impacto destes tópicos na maneira como uma ferramenta de busca indexa e disponibiliza esses dados de modo a estimular o processo de aprendizagem.

Mais informações no site do evento: https://sal.uniriotec.br/wbpa-2019/