Entendendo a Motivação para o Uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Survey com base no Modelo TAM3 e na Teoria da Autodeterminação

OLIVEIRA, NATÁLIA ; SIQUEIRA, Sean . Entendendo a Motivação para o Uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Survey com base no Modelo TAM3 e na Teoria da Autodeterminação. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza, 2018. v. 29. p. 378-388. doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.378


Entendendo a Motivação para o Uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Survey com base no Modelo TAM3 e na Teoria da Autodeterminação

Autores

Natália J. S. de Oliveira (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)

Resumo

A motivação pode influenciar diretamente na decisão do usuário em utilizar ou não um sistema de informação. Existem diversos modelos para avaliar o uso e a aceitação de tecnologias, mas aspectos motivacionais não são totalmente explorados na maioria. O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores e o tipo de motivação que influenciam o uso e a aceitação de um ambiente virtual de aprendizagem. Foi utilizado o Modelo TAM3 (Technology Acceptance Model 3) e a Teoria da Autodeterminação em um survey em uma universidade privada. Os resultados confirmam que os alunos se encontram mais motivados extrinsecamente do que intrinsecamente e que, ao longo do curso, vão se sentindo mais desmotivados.

Palavras-chave:

Motivação, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Survey, TAM3, Teoria da Autodeterminação, Aceitação de Tecnologia

 

doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.378