Desenvolvimento e Avaliação de uma Metodologia de Aprendizagem Ativa Apoiada pelo uso de QR Code para Ensino de Banco de Dados

CASTRO, R. M. ; SIQUEIRA, S. W. M. . Desenvolvimento e Avaliação de uma Metodologia de Aprendizagem Ativa Apoiada pelo uso de QR Code para Ensino de Banco de Dados. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2018, Natal. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: SBC, 2018. v. 26. p. 521-530. doi: 10.5753/wei.2018.3526


Desenvolvimento e Avaliação de uma Metodologia de Aprendizagem Ativa Apoiada pelo uso de QR Code para Ensino de Banco de Dados

Autores

Ronney Moreira de Castro (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)

Resumo

Diante do desenvolvimento das tecnologias da Informação e comunicação e a realidade dos alunos, a aula tradicional expositiva tende a ser monótona e desinteressante. A Aprendizagem Ativa (AA) é uma opção a este tipo de aula, trazendo técnicas mais próximas dos alunos, resultando em uma maior motivação e envolvimento por parte deles. Este artigo apresenta uma técnica baseada em QR Code como apoio ao ensino. Os autores aplicaram a técnica em uma disciplina de Banco de Dados do curso de Sistemas de Informação. O objetivo é levar aos alunos uma atividade mais prática e envolvente englobando conhecimentos vistos na disciplina e também auxiliar professores na escolha de uma metodologia diferente a ser adotada em suas aulas.

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, QR Code, Ensino, Banco de Dados, Sistemas de Informação

 

doi: 10.5753/wei.2018.3526