Publicações 2020

Publicações em Periódicos:

OLIVEIRA, N. J. S. ; PROCACI, T. B. ; SIQUEIRA, S. W. M. . Captura da Aceitação do Blackboard e do Tipo de Motivação de Alunos de Cursos Presenciais de Ciências Exatas em uma Universidade Privada, Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, v. 28, p. 229-259, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.229

BASTOS, C. A. R. ; SIQUEIRA, S. W. M. . Repensando o Ensino com Novas Tecnologias, Design Thinking e Experiência do aluno: Um Estudo Qualitativo com base em Formação Docente, Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, v. 28, p. 573-595, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.573

 

Organização de Livros:

JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. ISBN: 978-85-7669-493-9. Porto Alegre: SBC, 2020. Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-1/

JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. ISBN: 978-85-7669-494-6. Porto Alegre: SBC, 2020. Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-2/

 

Capítulos de Livros:

BASTOS, C. A. R.; SIQUEIRA, S. W. M.; FERNANDES, M. C. P.. Capítulo 26. O ensino de programação por meio da robótica em uma escola técnica do Rio de Janeiro. In: RAABE, A.; ZORZO, A.; BLIKSTEIN, P. (org). Computação na educação básica: fundamentos e experiências. 1 ed. Porto Alegre: Penso, 2020, pp. 279-286.
Formato impresso: https://www.grupoa.com.br/computacao-na-educacao-basica9786581334031-p1006285?tsid=34
Formato ebook: https://www.grupoa.com.br/eb-computacao-na-educacao-basica9786581334048-p1006668

 

Publicações em Anais de Eventos:

SANTOS, J. C. ; SIQUEIRA, S. W. M. ; NUNES, B. P. ; BALESTRASSI, P. P. ; PEREIRA, F. R. S. . Is There Personalization in Twitter Search? A Study on polarized opinions about the Brazilian Welfare Reform. In: The 12th International ACM Conference on Web Science in 2020 (WebSci2020), 2020, Southampton. Proceedings, pp. 267-276, 2020. https://doi.org/10.1145/3394231.3397917 [Vídeo da Apresentação]

DIAS, M. T. V.; SIQUEIRA, S. W. M.; NUNES, B. P. . Think-Aloud your Exploratory Search Activities,We Want to Understand your Search Behavior and Knowledge Flow. In: Visvizi, A., Lytras, M.D., Aljohani, N.R. (eds) Research and Innovation Forum 2020: Disruptive Technologies in Times of Change, Springer Proceedings in Complexity, Springer, ISBN: 978-3-030-62066-0, 2020, Athens.

DIAS, M. T. V.; SIQUEIRA, S. W. M.; NUNES, B. P. . Semantic Data Structures for Knowledge Generation in Open World Information System. In: 16th Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI 2020), 2020, São Bernardo do Campo. https://doi.org/10.1145/3411564.3411611

VILLAÇA, L. N.; AZEVEDO, L. G.; SIQUEIRA, S. W. M. Microservice Architecture for Multistore Database Using Canonical Data Model. In: 16th Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI 2020), 2020, São Bernardo do Campo. https://doi.org/10.1145/3411564.3411629

CLASSE, T. M.; SIQUEIRA, S. W. M.; ARAUJO, R. M.; XEXEO, G. . Play Your Process – Uma Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio. In: II Concurso de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (CTDSI). Anais estendidos do 16th Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI 2020), 2020, São Bernardo do Campo. https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsi_estendido/article/view/13136

DIAS, M. T. V.; SIQUEIRA, S. W. M.; NUNES, B. P. . Understanding Web Search Patterns Through Exploratory Search as a Knowledge-intensive Process. In: II Concurso de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (CTDSI). Anais estendidos do 16th Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI 2020), 2020, São Bernardo do Campo. https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsi_estendido/article/view/13131

PEREIRA E SILVA, C. K. ; NUNES, B. P. ; SIQUEIRA, S. W. M. ; MANRIQUE, R. F. ; MEDEIROS, J. F. . ‘A Little Knowledge is a Dangerous Thing’: A method to minimize knowledge compartmentalization and oversimplification. In: International Conference on Advanced Learning Technologies and Technology-enhanced Learning (IEEE ICALT), 2020, Tartu. Proceedings of. Los Alamitos: IEEE, 2020. p. 140-144. https://doi.org/10.1109/ICALT49669.2020.00048 (One of the seven full papers nominated to best student paper award at ICALT 2020)

CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. . Ludificando os Fundamentos de Computação através da Aprendizagem Ativa. In: XXVIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2020). Anais do 40º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020), 2020, Cuiabá. https://doi.org/10.5753/wei.2020.11141

SANTOS, M.; MELO, C.E.; CLASSE, T.M. A Useful Tool to Support the Ontology Alignment Repair. Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS 2020), 2020, p.201-2015, Rio Grande. Doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-61380-8_14

JANSSEN, F.; CLASSE, T.M.; ARAUJO, R.M. “Values At Play – Brasil” – Avaliação de Artefato. In: XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, Recife. Proceedings of SBGames 2020, 2020. p. 1-8. (link para o artigo)

CLASSE, T.M.; ARAUJO, R.M. Jogos como Plataformas Mediadoras em um Mundo Aberto e Digital. In: XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, Recife. Proceedings of SBGames 2020 – Workshop GranDGamesBR, 2020. p. 1-4. (link para o artigo)

CLASSE, T.M.; CASTRO, R. M. Técnicas e Conceitos de Business Intelligence Para Avaliação em Jogos Educacionais: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, Recife. Proceedings of SBGames 2020, 2020. p. 1-10. (link para o artigo)

KRITZ, J. S.; COSTA, L. M.; CLASSE, T.M.; XEXEO, G. B. Xô Corona: Aprendendo Medidas Preventivas da COVID-19 Através de Um Jogo. In: XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, Recife. Proceedings of SBGames 2020, 2020. p. 1-10. (link para o artigo)

CLASSE, T.M.; SIQUEIRA, S. W. M.; ARAUJO, R.M.; XEXEO, G. B. Play Your Process – Um Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio. In: XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, Recife. Proceedings of SBGames 2020 – Master and Doctoral Thesis SBGames Award, 2020. p. 1-4. (link para o artigo)

CLASSE, T.M.; LEONEL, G.; CASTILHO, L.; HARATANI, P.; PERES, B.; NORBERTO, R. “Onde Estamos?”: Jogo Com Propósito Para Divulgação de Pessoas Desaparecidas. In: XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, Recife. Proceedings of SBGames 2020, 2020. p. 1-4. (link para o artigo)

GIMENEZ, Paulo Jose de Alcantara; MACHADO, Marcelo de Oliveira Costa; PINELLI, Cleber Pinelli ; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui. Investigating the learning perspective of Searching as Learning, a review of the state of the art. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31. , 2020, Online. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 302-311.  DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.302.

MACHADO, Marcelo de Oliveira Costa; GIMENEZ, Paulo Jose de Alcantara; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui. Raising the Dimensions and Variables for Searching as a Learning Process: A Systematic Mapping of the Literature. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31. , 2020, Online. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1393-1402. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1393.

CASTRO, Ronney Moreira de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui; MONTEIRO, Sandrelena da Silva. Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa. In: S WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WCBIE), 9. , 2020, Online. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 31-40. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.31.

 

Relatórios Técnicos: